Por que os pés queimam

Postado em 01/10/2018

Por que os pés queimam

Se você ainda não ouviu falar sobre queimação nos pés, saiba que esse é um problema comum para muitas pessoas. Apesar de inicialmente não ser uma questão tão preocupante, é bom ficar atento para que ela não se agrave.

Além do mais, identificar as causas e começar o tratamento é fundamental para que o incômodo pare de persistir — afinal, preservar a saúde dos nossos pés garante maior qualidade de vida.

Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura e desvende as principais perguntas sobre ele.

1. O que causa queimação nos pés?

A sensação é realmente de que os pés estão pegando fogo, sendo que muitas vezes esse desconforto também passa para as pernas. Normalmente, a pessoa só começa a perceber a queimação nas solas quando a situação fica constante e cada vez mais dolorida.

Logo, o mais importante é procurar um especialista para entender as razões dessa ocorrência. Dentre as mais comuns temos:

  • infecções: a ação de bactérias e vírus pode inflamar os nervos periféricos e ocasionar a queimação;

  • má circulação: a falta de circulação de sangue na parte inferior do corpo é capaz de gerar diversos sintomas como esse;

  • fasciste plantar: é a inflamação da fáscia (tecido presente na sola do pé);

  • diabetes: uma das complicações da doença é diminuir o fluxo de oxigênio que vai para os nervos, impactando os pés;

  • alterações hormonais: certas disfunções podem resultar nesse sintoma, principalmente em mulheres no período menstrual ou na menopausa.

  • uso de sapatos inadequados: se o conforto não é uma característica do calçado, há grande risco de comprometer a circulação, causar machucados, dores e queimação.

2. Quais são os riscos para a saúde?

A maior ameaça ocorre quando essa situação se torna constante e a pessoa não procura nenhum tipo de ajuda para solucioná-la, posto que há inúmeros riscos envolvidos que só podem ser identificados de acordo com a sua motivação.

Por exemplo, em alguns casos há comprometimento das artérias e é necessário fazer até uma intervenção cirúrgica. Em outros, os pacientes acabam perdendo a sensibilidade da região dos pés com o passar do tempo.

Se o quadro for de diabetes, os perigos dessa doença serão potencializados. Ou seja, cada caso é um caso, o que não pode acontecer é deixar que essa sensação se estenda por muito tempo sem tentar resolver o problema.

3. Quando devo me preocupar com o problema?

A partir do momento que você identificar que ele faz parte da sua rotina. Na verdade, após um dia muito cansativo é até “normal” sentir os pés queimando, mas nada que um banho relaxante e um pouco de descanso não resolvam.

Há outros fatores que dificultam a circulação, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, calor excessivo, roupas e sapatos apertados, entre outros. Então a pessoa começa a notar esse tipo de incômodo especialmente pela noite, quando já teve um dia agitado.

Acontece que o sintoma pode se tornar persistente e progressivo, indicando que o caso merece maior atenção. Portanto, o ideal é sempre procurar um médico (a princípio, um clínico geral ou ortopedista) para prevenir algo mais grave.

4. Como é o tratamento dessa doença?

Como cada paciente pode apresentar uma causa diferente, é difícil definir um tratamento que se aplique a todos os contextos.

No caso da diabetes, provavelmente o controle da glicemia precisa ser revisto, inclusive com a prescrição de medicamentos para normalizar os sintomas e uma dieta personalizada.

Se a raiz do problema for a obesidade, um acompanhamento nutricional e endocrinológico são essenciais para ter um bom resultado. Para os casos de má circulação, é indicado procurar um profissional vascular para que ele inicie o melhor tratamento.

Por que os pés queimam

Por que os pés queimam

Por que os pés queimam

Enfim, a análise do médico é primordial para identificar a razão e orientar sobre as soluções possíveis. Para completar, vale seguir algumas dicas que contribuem para o bem-estar de todos:

  • dê prioridade para calçados confortáveis;

  • fique atento à sua pisada;

  • mantenha os pés elevados sempre que possível;

  • evite ficar em uma mesma posição por muito tempo;

  • faça exercícios físicos regularmente; e

  • beba bastante água.

Gostou de saber mais sobre queimação nos pés? Se ainda restou alguma dúvida ou você quer compartilhar sua experiência sobre o assunto, deixe o seu comentário!

Por que os pés queimam

Por que os pés queimam

Por que os pés queimam

Por que os pés queimam

A sensação de ter os pés queimando não é nada confortável e pode estragar o dia de uma pessoa. Saiba o que é bom para queimação nos pés e inicie o quanto antes a restauração da sua qualidade de vida!

Introdução

Se você sentiu, em algum momento da sua vida, a sensação de que seus pés estavam queimando, sabe que não é nada agradável.

Geralmente esse tipo de incômodo vem imediatamente acompanhada por um quadro de dor intensa, que só é amenizada quando paramos totalmente com as nossas atividades e repousamos por um período de tempo.

Muitas pessoas associam a queimação nos pés com problemas que estão relacionados apenas a eles. 

No entanto, a partir do momento que entendemos o corpo como algo que funciona através de processos encadeados, sabemos que nem sempre pode ser tão simples.

Saiba hoje o que é bom para queimação nos pés e entenda como resolver de fato o problema tão incômodo!

O que pode ser queimação nas pés?

Algumas causas comuns para a queimação nos pés são a neuropatia diabética, lesões localizadas nos pés e, ainda, a ação de processos inflamatórios e infecciosos dos tecidos, que causam a sensação de dor em forma de queimação.

Quer saber o que é bom para queimação nos pés de acordo com cada uma das suas causas mais comuns? Saiba agora!

Por que os pés queimam

Neuropatia diabética

A neuropatia diabética é uma complicação comum do diabetes, que atinge pacientes da comorbidade à medida que a doença avança.

Com o aumento da glicose - a quantidade de açúcar presente no sangue -, os nervos periféricos (pés e pernas, sobretudo) acabam por ficar comprometidos em sua estrutura.

Esses pequenos danos causam perda gradual de sensibilidade, aumentando o risco de uma pessoa com neuropatia diabética se ferir sem ao menos perceber - o que é uma das causas mais comuns para desarticulação de membros inferiores de pessoas diabéticas.

Além dessa perda de sensibilidade, algumas pessoas com neuropatia diabética também podem ter a sensação frequente de ter seus pés queimando, o que se dá por conta das lesões nervosas que podem atingir os membros inferiores.

Nesse caso, o que é bom para queimação nos pés é o tratamento rigoroso do diabetes e o acompanhamento médico frequente.

Alterações nos pés

Quando os pés apresentam alterações em sua anatomia - como na forma da pisada, ou joanete, por exemplo -, a sensação de queimação nos pés pode surgir em decorrência de microlesões nos tecidos musculares.

Essas lesões são dolorosas e ocorrem pela sobrecarga na forma como pisamos, desequilibrando nosso corpo e, assim, comprometendo também as estruturas ósseas.

As alterações nos pés também podem ser de ordem congênita e carecem sempre de acompanhamento ortopédico e fisioterápico a fim de atenuar seus sintomas e restaurar a qualidade de vida de quem sofre com as implicações dessas complicações.

Fascite plantar

A fascite plantar é um quadro inflamatório de longa duração que atinge a fáscia, que é um tipo de membrana que recobre nossos tecidos musculares como um todo.

Quando a fáscia inflama, a dor pode ser também acompanhada pela sensação constante de que a sola dos pés, sobretudo, está realmente pegando fogo, tamanha a acentuação da queimação nos pés.

Além de fisioterapia e do uso de medicamentos, pode ser interessante, de acordo com a recomendação médica, buscar por palmilhas ortopédicas de silicone, que ajustam a sobrecarga da pisada e do impacto sobre nossos tecidos, melhorando a sensação de dor.

Infecções

As infecções são causadas pela disseminação descontrolada de bactérias e vírus, que podem causar severos comprometimentos à nossa saúde e, consequentemente, ao nosso bem estar.

A sensação de queimação nos pés pode estar associada a um quadro infeccioso grave, que está sem o controle adequado de medicamentos antibióticos e antivirais.

Portanto, a qualquer sinal de ferimento nos pés é essencial buscar suporte médico a fim de garantir que não haja ali um quadro infeccioso.

       

Por que os pés queimam

Como tratar queimação nos pés?

É difícil saber o que é bom para queimação nos pés quando não se tem um diagnóstico médico formulado e um exame clínico qualificado, sobretudo porque são múltiplas as razões para que um indivíduo apresente esses sintomas.

Por conta disso, é essencial que aos primeiros sintomas de queimação nos pés você já busque por um médico de sua confiança, preferencialmente um que faça o atendimento preliminar e que possa lhe indicar exames complementares para o profissional adequado.

Dessa forma, é possível ter um encaminhamento mais acertado, que corresponda às suas necessidades de fato e, ainda, encurtar processo, já levando para o especialista exames que possam guiar o tratamento da causa da sensação de queimação.

Como é diagnosticado?

Algumas etapas podem ser necessárias para que se saiba exatamente a causa e o que é bom para queimação nos pés, de acordo com o seu quadro específico. Veja mais:

Exame físico

O exame físico é essencial para identificar a existência de lesões que passaram despercebidas à pessoa que manifesta a queimação nos pés. 

Através dele é possível verificar se não há um quadro inflamatório ou infeccioso causando a dor e o desconforto.

Exame de sangue

Através do exame de sangue é possível averiguar se uma pessoa está com a glicemia em dia, a fim de identificar um quadro de neuropatia diabética e, até mesmo, se a taxa de células brancas, de defesa, não indicam a presença de um quadro infeccioso.

A partir dos resultados de um simples exame de sangue já é possível identificar a causa da dor e também saber o que é bom para queimação nos pés, indicando o melhor tratamento. 

Testes de função nervosa

Quando se estabelece um quadro de comprometimentos nervosos, é essencial buscar por exames que possam trazer um melhor panorama do quadro, tais como ressonância magnética e, ainda, eletroneuromiografia.

Esses exames são solicitados quando o diagnóstico através de exames de sangue ou o clínico não são conclusivos e, aí sim, através dos seus resultados, podem indicar o que é bom para queimação nos pés.

O uso de calçados ortopédicos pode contribuir com a diminuição da sensação de queimação nos pés, sobretudo causada por sapatos inadequados. 

Quer saber mais? Conheça agora a Condi!

Conclusão

A sensação de ter os pés queimando é, além de incômoda, bastante dolorosa.

Algumas das causas mais comuns estão relacionadas a ferimentos não tratados, à neuropatia diabética e ainda por lesões dos tecidos musculares

Saber o que é bom para queimação nos pés depende de uma série de fatores que devem ser sempre investigados por uma equipe médica.

No entanto, sabemos que há algo que sempre pode lhe ajudar a ter uma vida mais confortável e saudável: sapatos ortopédicos e anatômicos, que respeitam verdadeiramente o seu corpo e evitam complicações como lesões que causam esse tipo de complicação!