O que é vitória régia

O que é vitória régia

A vitória-régia é uma das plantas mais diferentes e lindas do mundo. Símbolo da região amazônica, recebeu esse nome em homenagem à Rainha Vitória quando os ingleses que vieram em expedição ao nosso país levaram sementes para os jardins do palácio britânico.

A enorme folha da vitória-régia flutua delicadamente na superfície da água. O que mais impressiona é o seu tamanho, que pode chegar a 2,5 metros de diâmetro. Uma planta desse porte consegue suportar até 45 quilos de peso sobre a sua superfície.

A vitória-régia tem o formato de uma grande bandeja redonda. A superfície plana e de cor verde é emoldurada por uma borda alta perfeita, que deixa ver um pouco das cores da parte de baixo. Os tons misturam um verde bem claro com o púrpura na parte da planta que fica em contato diretamente com a água.

A vitória-régia é encontrada em rios e lagos da bacia amazônica e se tornou cartão postal da região norte do Brasil. Está presente também na Bolívia e nas Guianas.

Muitas vezes confundidos com tipos de vitória-régia, os outros nomes pelos quais a planta é conhecida são: milho-d’água, cará-d’água, apé, irupé (guarani), uapé, aguapé (tupi), aguapé-açu, iapunaque-uaupê, iaupê-jaçanã, jaçanã, nampé, forno-de-jaçanã, rainha-dos-lagos, forno, forno-de-jacaré e forno-d’água, .

Características e curiosidades da vitória-régia

O que é vitória régia

Além de ter um visual único e muito marcante, a vitória-régia tem também um papel bastante importante na alimentação. A população nativa das áreas em que ela se encontra consome uma espécie de batata, que pode ser extraída do rizoma da planta (a raiz, que fica submersa), suas sementes tostadas e até suas folhas.

Não bastasse a beleza da planta em si, as flores vitória-régia também são lindíssimas. Elas se abrem nos meses de verão e duram apenas 48 horas. Sua cor inicial é o branco, que depois se transforma em rosa.

Assim como a planta, a flor da vitória-régia também é gigante: seu diâmetro pode chegar aos 30 centímetros. A chamada mini vitória-régia é a mesma planta, mas ainda em fase de crescimento e desenvolvimento.

Se você tem vontade de ter uma ou mais vitórias-régias no seu jardim, precisa de um lago com bastante espaço. A planta dispensa o uso de ferramentas de jardinagem, mas necessita de temperaturas a partir dos 20 ºC para sobreviver.

A lenda da vitória-régia

O que é vitória régia

Existem algumas lendas que os indígenas contam para explicar a origem da vitória-régia. A mais conhecida delas fala sobre uma menina que teria se apaixonado pela lua e pelas estrelas, tentando de toda maneira se aproximar delas.

Um dia, em uma linda noite clara de lua cheia, a menina teria visto o reflexo das estrelas e da lua na superfície de um lago. Mergulhou e nadou o mais fundo que pode para tentar encontrar suas amadas, e acabou se afogando.

Jaci, que é como os indígenas chamam a lua, teria ficado com pena da menina e transformado-a na mais linda planta amazônica. Por isso, a bela flor da vitória-régia também só abre quando chega a noite, como se fosse uma estrela.

Lindo demais, não é? Que tal continuar sua leitura com a gente com outros artigos selecionados para você em nosso blog? Confira:

Frequentemente lembrada por fazer parte de lendas indígenas, a vitória-régia, cientificamente chamada de Victoria amazonica, é considerada a maior planta aquática do mundo. Com folhas flutuantes que podem chegar a mais de dois metros de diâmetro e flores extremamente aromáticas, a espécie atrai muitos admiradores que se encantam por sua beleza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

leia mais
O que é vitória régia
 (Foto: Reprodução / Instagram/ @dulce_jardimvitoriaregia)

Pelo fato de se tratar de uma planta amazônica, o cultivo da Victoria amazonica deve ser realizado em águas calmas, com temperatura entre 26° a 30° C. Segundo Myllia Lopes, bióloga especializada em paisagismo, o vegetal não tolera temperaturas baixas e precisa receber luz solar em abundância para se desenvolver após o primeiro ciclo de crescimento, tendo em vista que a fase inicial da planta acontece no fundo do lago, com pouca claridade.

Quanto ao cultivo em casa, a especialista diz que é necessário compreender que se trata de uma espécie aquática, ou seja, de um ecossistema totalmente diferente das plantas cultivadas na terra. Nesta matéria, aliás, nós falamos a respeito de outras plantas aquáticas que você pode ter em áreas externas.

+ LEIA MAIS: 4 plantas para jardim que são resistentes ao sol

+ LEIA MAIS: Dinheiro-em-penca, espada-de-são-jorge e planta jade: como cuidar das espécies que atraem fortuna e boas energias

O que é vitória régia
(Foto: Reprodução / Instagram/ @chandra.bn)

“Sobre a vitória-régia, já é possível encontrar pela internet alguns sites que oferecem a venda das sementes. Mas, para germinar, é necessário semeá-las em água aquecida e mantê-las a pelo menos 28°C”, explica. Além disso, o substrato para fixação das raízes deve ser rico em matéria orgânica e a água de cultivo deve ser trocada parcialmente toda semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso você compre a planta já estabelecida, a recomendação é que ela disponha de um ambiente apropriado em piscinas naturais, lagos ou tanques. “Ela precisa de espaço para crescer bem, mas quase nada de profundidade, que varia de 60 a 70 centímetros.”

Quando respeitadas todas as condições exigidas, a vitória-régia tende a apresentar um desenvolvimento rápido. Todavia, são necessários aproximadamente nove meses para que ela  obtenha proporções significativas.

O que é vitória régia
(Foto: Reprodução / Instagram/ @cesardonato.ftal) leia mais

Em relação à adubação, Myllia afirma que é um ponto primordial,  já que a planta estará fora do ambiente natural. A indicação é que o processo seja feito com fertilizantes nitrogenados, a cada 15 dias, nos meses mais quentes, e, nos períodos mais frios, com um intervalo maior.

O que é vitória régia

A vitória-régia é um símbolo da Amazônia. Considerada a maior planta aquática do mundo e com a maior flor das américas, a planta desperta a curiosidade tanto em turistas como nos próprios moradores da Amazônia devido sua beleza, mitos e lendas, além das particularidades gastronômicas.

O nome científico da planta é Victoria amazonica contudo, é conhecida também por outros nomes como 'jaçanã', 'milho do rio' e 'cará d'água'. Então de onde vem o popular nome pelo qual é conhecida a planta mundialmente? O Portal Amazônia conversou com um especialista e responde: Por que a vitória-régia tem esse nome?

Com a flor que chega a três metros de diâmetro, a vitória-régia foi descoberta em 1801 pelo botânico P. T. Haenke em um afluente do Amazonas. Mas, apenas em 1865, a planta ganhou esse nome, pelo botânico inglês John Lindley, em homenagem à rainha Vitória, do Reino Unido, cujo reinado ficou conhecido como Era Vitoriana.

O botânico John Lindley participou de uma expedição à região amazônica nesse período e levou sementes da planta para os jardins do palácio da rainha.

 O botânico e doutor em Fitotecnia-Horticultura, Valdely Kinupp, conta mais sobre a origem do nome:

"A vitória-régia também pode ser chamada de Victoria amazônica. Victoria é uma homenagem à rainha da Inglaterra. Amazonica é em relação à planície amazônica, à área amazônica; e régia, que está na boca do povo, é uma dupla homenagem à realeza britânica. [Em resumo] Victoria vem da era vitoriana e régia da realeza, de real".

Valdely Kinupp

Quem foi a rainha Vitória?

Nascida em Londres, na Inglaterra, em 24 de maio de 1819, Alexandrina Vitória assumiu o trono com 18 anos. Casou-se com um primo, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha, em 1840, e com ele teve nove filhos.

Governou o Reino Unido de 1837 a 1901, sendo o maior reinado britânico até então. A Era Vitoriana, como ficou conhecido o período, foi marcada pelo conservadorismo. A rainha faleceu em janeiro de 1901, aos 81 anos.

Outros nomes 

Valdely Kinupp comenta também sobre a importância de resgate dos outros nomes da planta. Ele relata que a vitória-régia também é conhecida como 'milho do rio' porque as sementes da planta são usadas como milho - pode até render como pipoca-, e 'cará d'agua' porque sua batata é usada como se fosse um cará. 

Um dos fatos poucos conhecidos são suas propriedades gastronômicas, por ser uma planta alimentícia não-convencional (PANC).

Veja mais notícias sobre Amazônia.