Quem faz a certificação ISO 14001

Por Ingred Franco

Antes de passar o caminho para que uma empresa possa se certificar em ISO14.001, é importante trazer a diferença entre dois agentes importantes no processo, mas que participam em diferentes etapas da certificação.

Estamos falando neste caso das empresas de consultoria e dos organismos certificadores.

ORGANISMO CERTIFICADOR

Os Organismos Certificadores são empresas que emitem o certificado da ISO, por exemplo a ISO 14001, entre outras normas. São também conhecidos como Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade – OCS, e são responsáveis por auditar e validar a conformidade das empresas para emissão do certificado com base nas normas ABNT ISO.

Seguem procedimentos padronizados, possuem auditores qualificados e representam o sistema para validar as possibilidades de certificação das empresas. São contratadas para fazer o processo amostral e, se recomendada a certificação, a empresa auditada recebe o certificado que a qualifica.

No Brasil existem inúmeros Organismos Certificadores, ou seja, empresas credenciadas e capacitadas a auditar e conceder a certificação.

No que se refere a acreditação, inclusive destes organismos certificadores, no país há apenas um Órgão Acreditador, que tem autoridade para realizar a acreditação da ISO, entre outras normas. Trata-se do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, fundado em 1973.

CONSULTORIA

As Empresas de Consultoria, por outro lado, são responsáveis por auxiliar as empresas interessadas na certificação, na implementação do sistema de gestão e na adequação aos requisitos da norma.

O objetivo delas é oferecer todo o suporte por meio de diagnósticos, planejamentos, consultorias, treinamentos, modelos de documentos e, até mesmo, auditorias internas, realizadas antes da auditoria externa para a certificação.

A auditoria interna, inclusive é uma exigência da Norma ISO14.001 e estas empresas podem realizar também este processo, registrando esta etapa.

Nas auditorias dessas empresas de consultoria, o objetivo é amostrar e identificar a quão preparada está a empresa para o processo de certificação, prestando todos os esclarecimentos para atingir esse objetivo.

Vamos agora entender em que etapa cada uma dessas empresas participa no processo de certificação. E caso esteja interessado em adquirir uma consultoria que te assessore neste processo, procure-nos para mais informações.

PASSO A PASSO DA CERTIFICAÇÃO

1: Um passo importante no sucesso desse processo é estabelecer uma equipe de implementação interna. Será essencial que aqueles que estejam envolvidos diretamente no processo de implantação sejam profissionais capacitados e aptos para facilitar o bom andamento das ações e poderão ser agentes importantes da comunicação com os demais da empresa.

2: Escolher um organismo de certificação – O organismo de certificação é a organização que virá para auditor seus processos do SGA com relação a conformidade com os requisitos da ISO 14001, assim como se o sistema é eficaz para obter a recomendação ao certificado. É recomendado uma entrevista com vários organismos de certificação para decidir qual é o adequado para a sua organização. Nesta etapa geralmente ocorre a construção de uma proposta e, de forma opcional, poderá até ser realizada uma auditoria prévia para identificar os pontos fortes e pontos de melhoria.

3: Definido o sistema pelo qual deseja se certificar, é importante ser orientado por uma empresa especializada. Iniciar o procedimento sem profissionais especializados traz maior nível de dificuldade, já que será importante diagnosticar quais processos precisam ser adaptados de forma a se adequarem aos requisitos na norma. Esse trabalho é geralmente realizado por uma empresa de consultoria, contratada pela empresa em processo de certificação.

4: É imprescindível que seja feito um Diagnóstico de situação e criação de um plano de trabalho para implementação. Antes de qualquer auditoria, é importante qualificar a equipe de implementação e identificar todas as ações necessárias para adequar os processos da empresa conforme as expectativas dos requisitos. Nesse plano deve ser estabelecido os responsáveis, prazos e ações, dando abrangência a todos os níveis da empresa. Para saber mais sobre os requisitos da Norma, temos um outro artigo sobre isso no LINK. Este passo é feito de forma conjunta entre a empresa de consultoria e a empresa em implementação de certificado.

5: Realizar auditorias internas. Faz parte dos requisitos da Norma ISO14.001 que seja realizada auditorias internas em cada processo e isso deve ser realizado antes que o organismo certificador audite a empresa.  Fora a necessidade da Norma, o processo de auditoria interna é importante também para testar se o plano de implementação foi efetivo e então identificar as oportunidades de melhoria ainda exististes, almejando ajustar o que for necessário.

Essa etapa é realizada periodicamente seja na obtenção do primeiro certificado, ou na manutenção do certificado daquelas empresas que já o tem. Trata-se de uma análise recorrente, necessária para todas as empresas certificadas. É uma etapa que pode ser realizada pela empresa de consultoria ou auditores internos, desde que devidamente qualificados.

6: Implementar ações corretivas com base nos diagnósticos e relatório de auditoria interna.  É importante encontrar a causa raiz de quaisquer problemas encontrados e tomar ações para corrigir aquela causa raiz. É importante envolver equipes multidisciplinares nessas análises, com todas as áreas envolvidas com o problema.

Antes de agendar a auditoria com o organismo certificador, essas ações precisam estar implementadas, pois serão objeto de auditoria também e refletem a capacidade da empresa em tratar suas oportunidades de melhoria. Além disso, se houver problemas nos requisitos da norma sem ação ou implementação, a empresa ainda não está apta, devendo corrigir essas oportunidades.

7:  Auditoria de certificação – Primeira Fase – Onde o organismo de certificação revisará sua documentação para verificar que, no papel, que você tratou todos os requisites necessários da norma ISO 14001. Os auditores emitem um relatório descrevendo as conformidades e as NÃO conformidades, de forma que você tenha uma chance para implementar quaisquer ações corretivas para tratar os desvios.

8: Auditoria de certificação – Segunda Fase – Nesta etapa os auditores do organismo certificador fazem o processo de auditoria in loco, nas instalações da empresa. São realizadas entrevistas com os colaboradores, verificação de registos e observação das práticas de trabalho, buscando identificar se a empresa opera em seus processos práticas conforme os requisitos da ISO14.001 para seu SGA.

Após esta auditoria, que pode ser realizada em vários dias (conforme o tamanho e complexidade da empresa), será emitido um relatório detalhando com as constatações, que determinam se o SGA é eficaz e está em conformidade com os requisitos da ISO 14001.

Na opção de estar tudo ok, os auditores fazem a “recomendação para certificação”, de forma que o certificado poderá ser emitido em nome da sua empresa.  Contudo, se a empresa tiver quaisquer não conformidades maiores, será necessário um plano de ações corretivas, e uma nova auditoria será agendada para checar a possibilidade de recomendação.

9: Manutenção do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a etapa em que o organismo certificador faz visitas de acompanhamento para verificar a permanência das práticas estabelecidas pela norma, e checar se a empresa se mantém em conformidade, mantendo seu certificado ativo. São verificadas as melhorias do sistema, implementação de ações corretivas e permanência de práticas.

Neste caso normalmente são realizadas anualmente e, após 3 anos da auditoria de concessão, é realizada uma auditoria de renovação.

Abaixo um exemplo de passo a passo, do Organismo Certificador SGS.

Quem faz a certificação ISO 14001

Se precisar de um diagnóstico para identificar melhorias em seu SGA existente ou a possibilidade de implementação de um sistema de gestão, procure-nos para saber sobre estas possibilidades.

Até o próximo conteúdo, neste Blog ou em nossas redes sociais @imfranco_ambiental e @imfrancoengenharia 😉

Quem faz a certificação ISO 14001

Solicite informações

Solicite orçamento

Melhorar o desempenho ambiental e cumprir os compromissos e objetivos da política.

A certificação do seu sistema de gestão ambiental demonstra uma maior consciência do desenvolvimento sustentável e dá às empresas ambientalmente credíveis uma vantagem competitiva nos mercados nacional e internacional. A ISO 14001 fornece uma estrutura de gerenciamento clara para reduzir seus impactos ambientais e garantir que você atenda aos requisitos legais e conquiste a confiança das partes interessadas. A norma fornece à sua organização uma abordagem sistemática para planejar, implementar e gerenciar um sistema de gestão ambiental.
O que é a ISO 14001 

ISO 14001 é uma norma internacional mais reconhecido para sistemas de gestão ambiental. É usado em todo o mundo. A natureza da ISO 14001 permite que ela seja aplicada a uma gama completa de setores, escopos e atividades de negócios. Ele fornece uma estrutura por meio da qual uma organização pode entregar melhorias de desempenho ambiental em linha com seus compromissos de política ambiental. A ISO 14001 especifica os requisitos para que uma organização identifique e compreenda de forma proativa os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços e os impactos ambientais associados.

  • Auxilia as organizações a estabelecer políticas e objetivos ambientais e entender como aspectos significativos podem ser gerenciados, implementar os controles necessários e definir objetivos claros para melhorar o desempenho ambiental;
  • Ele permite que uma organização gerencie sua obrigação de cumprir os requisitos legais e aplicáveis e outras obrigações das partes interessadas, e verificar regularmente o status de conformidade. Isso permite uma melhoria contínua do sistema de gestão para melhorar seu desempenho ambiental;
A ISO 14001 foi projetada para ser compatível e harmonizada com outras normas de sistemas de gestão reconhecidos, incluindo a ISO 9001. Portanto, é ideal para integração em sistemas e processos de gestão existentes.


Beneficios de se tornar certificado?

Os benefícios potenciais da ISO 14001 são numerosos, mas os mais significativos e tangíveis são que o padrão permite que sua organização:

  • Construa e opere um sistema de gestão ambiental dentro de uma estrutura bem definida e clara, que ao mesmo tempo seja flexível às suas próprias necessidades e expectativas de negócios;
  • Fornecer uma ferramenta para a melhoria do desempenho ambiental e os meios para monitorar e medir o desempenho ambiental de forma eficaz;
  • Facilitar a redução da poluição, geração de resíduos e descargas indesejadas no meio ambiente. Isso inclui impactos relacionados ao produto, levando em consideração uma perspectiva de ciclo de vida;
  • Melhore a sua gestão de recursos, incluindo o uso de energia, o que também pode implicar na redução dos custos de funcionamento do seu negócio;
  • Atende melhor a conformidade legal ambiental e os requisitos corporativos.

Saiba mais sobre como dar os primeiros passos rumo à certificação.


Page 2

Quem faz a certificação ISO 14001

Solicite informações

Solicite orçamento

Melhorar o desempenho ambiental e cumprir os compromissos e objetivos da política.

A certificação do seu sistema de gestão ambiental demonstra uma maior consciência do desenvolvimento sustentável e dá às empresas ambientalmente credíveis uma vantagem competitiva nos mercados nacional e internacional. A ISO 14001 fornece uma estrutura de gerenciamento clara para reduzir seus impactos ambientais e garantir que você atenda aos requisitos legais e conquiste a confiança das partes interessadas. A norma fornece à sua organização uma abordagem sistemática para planejar, implementar e gerenciar um sistema de gestão ambiental.
O que é a ISO 14001 

ISO 14001 é uma norma internacional mais reconhecido para sistemas de gestão ambiental. É usado em todo o mundo. A natureza da ISO 14001 permite que ela seja aplicada a uma gama completa de setores, escopos e atividades de negócios. Ele fornece uma estrutura por meio da qual uma organização pode entregar melhorias de desempenho ambiental em linha com seus compromissos de política ambiental. A ISO 14001 especifica os requisitos para que uma organização identifique e compreenda de forma proativa os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços e os impactos ambientais associados.

  • Auxilia as organizações a estabelecer políticas e objetivos ambientais e entender como aspectos significativos podem ser gerenciados, implementar os controles necessários e definir objetivos claros para melhorar o desempenho ambiental;
  • Ele permite que uma organização gerencie sua obrigação de cumprir os requisitos legais e aplicáveis e outras obrigações das partes interessadas, e verificar regularmente o status de conformidade. Isso permite uma melhoria contínua do sistema de gestão para melhorar seu desempenho ambiental;
A ISO 14001 foi projetada para ser compatível e harmonizada com outras normas de sistemas de gestão reconhecidos, incluindo a ISO 9001. Portanto, é ideal para integração em sistemas e processos de gestão existentes.


Beneficios de se tornar certificado?

Os benefícios potenciais da ISO 14001 são numerosos, mas os mais significativos e tangíveis são que o padrão permite que sua organização:

  • Construa e opere um sistema de gestão ambiental dentro de uma estrutura bem definida e clara, que ao mesmo tempo seja flexível às suas próprias necessidades e expectativas de negócios;
  • Fornecer uma ferramenta para a melhoria do desempenho ambiental e os meios para monitorar e medir o desempenho ambiental de forma eficaz;
  • Facilitar a redução da poluição, geração de resíduos e descargas indesejadas no meio ambiente. Isso inclui impactos relacionados ao produto, levando em consideração uma perspectiva de ciclo de vida;
  • Melhore a sua gestão de recursos, incluindo o uso de energia, o que também pode implicar na redução dos custos de funcionamento do seu negócio;
  • Atende melhor a conformidade legal ambiental e os requisitos corporativos.

Saiba mais sobre como dar os primeiros passos rumo à certificação.