Como é estudar no colegio militar

Como é estudar no colegio militar
Colégio Militar do Rio de Janeiro

Como é estudar no colegio militar

Como é estudar no colegio militar

Os colégios militares brasileiros são reconhecidos em todo o país por seu prestígio, tradição e ótima qualidade de ensino. Se ter uma formação excelente é seu objetivo, entrar em uma dessas instituições pode ser uma grande oportunidade.

O primeiro colégio militar do Brasil foi inaugurado em 1889, no Rio de Janeiro. O Colégio Militar do Rio de Janeiro é uma unidade acadêmica que incentiva os alunos a absorver a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado, onde são valorizados o espírito patriótico e a participação cívica.

Inicialmente voltada só para os meninos, a instituição passou a admitir meninas quando completou 100 anos, em 1989, e hoje atende ambos os sexos.

Como é estudar no colegio militar
Alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro

Entretanto, ingressar no Colégio Militar do Rio exige muito estudo e dedicação, já que são poucas as vagas ofertadas. Mas nada é impossível quando se tem as informações certas e uma rotina de estudo bem planejada!

[sendpulse-form id=”3071″]

Por isso o Guia do Vestibulinho preparou este texto para você! Conheça as informações mais importante sobre como entrar no CMRJ!

Como ingressar no Colégio Militar no Rio de Janeiro?

Existem duas possibilidades de entrada no CMRJ. A primeira delas é sendo um dependente de um oficial ou ex-oficial das Forças Armadas ou Forças Auxilares (polícia militar, bombeiros, etc…).

Neste caso, a solicitação de vagas é feita anualmente (geralmente de setembro a outubro) por meio do preenchimento de uma Ficha de Solicitação de Vaga a qual os interessados e responsáveis pelos filhos e dependentes legais de policiais militares deverão se cadastrar.

Caso a demanda de vagas seja maior do que as vagas disponibilizadas para cada ano desejado, então a habilitação à vaga poderá ser decidida por meio de sorteio, em data a ser programada.

As vagas ofertadas vão do 6º ano do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio, obedecendo as seguintes condições de candidatura:

  • 6º ano do Ensino Fundamental: ter menos de treze anos em 1º de janeiro ou completar dez anos até 31 de dezembro;
  • 7º ano do Ensino Fundamental: ter menos de quatorze anos em 1º de janeiro ou completar onze anos até 31 dezembro;
  • 8º ano do Ensino Fundamental: ter menos de quinze anos em 1º de janeiro ou completar doze anos até 31 de dezembro;
  • 9º ano do Ensino Fundamental: ter menos de dezesseis anos em 1º de janeiro ou completar treze anos até 31 de dezembro;
  • 1º ano do Ensino Médio: ter menos de dezoito anos em 1º de janeiro ou completar quatorze anos até 31 de dezembro;
  • 2º ano do Ensino Médio: ter menos de dezenove anos em 1º de janeiro ou completar quinze anos até 31 de dezembro;
  • 3º ano do Ensino Médio: ter menos de vinte anos em 1º de janeiro ou completar dezesseis anos até 31 de dezembro;
Como é estudar no colegio militar
CMRJ recebe alunos civis e dependentes de militares

Já para os candidatos civis, o ingresso ocorre por meio de concurso público. No edital de 2020 foram ofertadas 40 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental (sendo duas vagas reservadas para candidatos com deficiência,  e 10 vagas para o 1º ano do Ensino Médio (sendo uma vaga reservada para candidatos com deficiência).

Para concorrer é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro(a);
  • ter concluído ou estar cursando o 5º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental; ou o 9º ano do Ensino Fundamental, para os candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio;
  • para o 6 º ano do Ensino Fundamental: ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula; para o 1 º ano do Ensino Médio: ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Não ter sido excluído disciplinarmente de qualquer Colégio Militar;
  • Ser portador de documento de identificação com foto recente e no máximo dois nos de expedição, além do CPF;

Como é o concurso do Colégio Militar do Rio de Janeiro?

Para os candidatos civis, as etapas de seleção para o ingresso no Colégio Militar do Rio de Janeiro consistem em:

a) Exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, que inclui:

I – Prova de Matemática – composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha), com duração máxima de 03 horas;

II – Língua Portuguesa – composta de questões objetivas (itens de múltipla escolha) e de uma produção textual (redação), com duração máxima de 03 horas, que será realizada somente pelos candidatos aprovados na prova de Matemática.

As provas não são aplicadas no mesmo dia. A de Matemática costuma acontecer em setembro enquanto a de Português ocorre em novembro.

Só serão convocados para as próximas etapas aqueles que tiverem um aproveitamento de, no mínimo, 50% de acertos no total das questões relativas a cada uma das provas, correspondendo à nota 5.

b) Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório;

c) Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

Os alunos do Ensino Médio que forem aprovados ainda podem escolher entre os setores disponíveis na escola: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia.

Como é estudar no colegio militar
Preparação para o CMRJ exige disciplina e dedicação

Como se preparar para a prova do Colégio Militar do Rio de Janeiro?

Para prestar um concurso tão concorrido como o do Colégio Militar do Rio de Janeiro é preciso se preparar bem!

Estude com materiais e apostilas específicas. Planeje uma rotina de estudos e depois de executá-la faça exercícios para fixar o conteúdo.

As provas anteriores, já aplicadas pela instituição em outros anos, também são um excelente termômetro para avaliar como está o seu desempenho. Por meio da realização delas você também vai poder perceber onde estão suas maiores dificuldades e trabalhá-las antes do dia da aplicação do exame.

Onde fica o Colégio Militar do Rio de Janeiro?

O Colégio Militar do Rio de Janeiro fica na Rua São Francisco Xavier, 267 – Maracanã, cidade do Rio de Janeiro.

Como é estudar no colegio militar

Você pode entrar em contato pelo telefone (21) 3600-5876 para dúvidas e informações sobre os processos seletivos.

Ter um filho aprovado para escolas públicas de qualidade é motivo de orgulho eterno, sem contar os inúmeros benefícios de curto, médio e longo prazo como a preparação do estudante para outros concursos futuros, a economia financeira por conta da redução dos custos educacionais e, principalmente, a certeza de um jovem bem encaminhado.

Confira abaixo algumas dicas para importantes para que obter aprovação em um desses concursos:

01 – APOIO DOS PAIS AOS FILHOS

Começamos por esta parte porque é no apoio familiar que surgem a coragem, o incentivo, a segurança e, em muitos casos, a vontade. Este é o começo de tudo.

Primeiro deve ser conversado sobre quais opções de carreiras o estudante deseja seguir. É fundamental que o direcionamento educacional ocorra dentro das preferências do aluno, afinal, quando alguém faz o que gosta há mais chances de obter sucesso.

Durante todas as etapas e processos, é essencial se concentrar no bom relacionamento.

02 – CONHECER O PONTO DE CHEGADA

Cada escola tem seu regulamento próprio. É muito importante estudar a fundo sobre o Colégio Militar, desde os objetivos e missão até o edital. O aluno precisa ter certeza de que poderá adaptar-se às regras da instituição.

É necessário, também, acompanhar a abertura dos concursos que serão prestados para melhor preparo técnico e psicológico.

03 – CRIAR ESTRATÉGIAS DE ESTUDO

Ninguém é igual. Cada um tem facilidades, dificuldades, limitações e outras características distintas, o que faz com que um plano de estudo possa funcionar para uns e não ter nenhum resultado para outros.

Para uma boa estratégia é necessário ter, em primeiro lugar, um resumo sobre o perfil do aluno. Perguntas básicas já podem ajudar a começar, por exemplo: Quais são as disciplinas mais difíceis e as mais fáceis? Por quanto tempo consegue estudar sem intervalo? Prefere ler textos ou aprender por vídeos? Tem boa capacidade de concentração?

Através das respostas é possível traçar algumas estratégias. Aproveitando o exemplo acima, vamos falar em um estudante que tenha dificuldade em exatas, que não consiga estudar por mais de uma hora consecutiva, que tenha preferência por vídeos ao invés de textos e baixa capacidade de concentração. Um bom plano é de 3 horas de estudo diário com dois intervalos (sendo um a cada hora), com 2/3 do tempo dedicados à área de exatas, podendo utilizar como material complementar videoaulas disponíveis em sites de vídeos (como YouTube, Vimeo, etc) + duas horas semanais de leitura de textos com assunto livre. Tudo isso em ambiente silencioso.

Como no exemplo, cada um pode elaborar a estratégia mais adequada. Veja aqui um tutorial completo sobre como elaborar boas estratégias de estudo.

04 – FOCAR EM RESULTADOS

Cada dia é um novo dia, portanto, o estudante precisa ir dormir todos os dias sabendo mais do que quando acordou. Essa receita parece simples, mas as ocorrências do cotidiano podem atrapalhar bastante. Por isso é necessário foco!

Tanto o estudante quanto a família devem verificar se tudo está sendo cumprido conforme o planejado. Para a família é necessário atenção, pois, cobrar os resultados funciona, mas tudo tem que ser dosado para não gerar desânimo.

05 – INVESTIR NO FUTURO

Quando chega esse momento é comum surgir a dúvida “vale a pena fazer um cursinho?”.

A resposta é sim, vale muito a pena! Um curso especializado proporcionará ao candidato inúmeras vantagens. Primeiramente, não podemos fugir do fato de que nessa idade, dificilmente o jovem terá disciplina e responsabilidade para estudar sozinho. Veja mais alguns benefícios:

  • O curso pré-seleciona os conteúdos com base nos concursos, aumentando assim a objetividade do estudo;
  • Há uma ementa a ser cumprida, logo o estudante é guiado por uma trajetória estrategicamente elaborada para que se obtenha aprovação;
  • Nos bons cursos, os professores que ministram as aulas tem foco total na aprovação, possuem vasta experiência e têm conhecimentos específicos para este tipo de preparação;
  • Há cursos que possuem metodologias diferenciadas para desempenho máximo dos alunos, o que altera (e muito) o resultado final;
  • Possibilidade de formar grupos de estudos e aumentar a rede de contatos com outros estudantes que farão a mesma prova;
  • Criar uma rotina adequada de estudo, visto que a maioria dos cursos ministram suas aulas aos fins de semana. Assim, o aluno poderá se preparar para o concurso sem perder o foco em ser aprovado na escola em que estuda.

Para fazer a matrícula em um curso especializado, a família do estudante deve fazer um plano de investimento – vale lembrar que este, provavelmente, será o último investimento educacional, portanto, deve haver certo “capricho” (e cuidado para não criar dívidas).  Pesquise a fundo sobre o custo total, o real desembolso mensal (mensalidade, material, uniforme, passagem, lanche, etc) e coloque tudo na ponta do lápis para não ter complicações. Também é de excelente escolha a compra de materiais complementares de estudo e demais itens que possam alavancar o conhecimento. Veja aqui como funciona um curso especializado.

SOBRE O COLÉGIO MILITAR

Os pais que optam pelo CMRJ para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.

O aluno do CMRJ deve se destacar pela consciência que tem de sua dignidade como pessoa; por sua postura de respeito para com os mais velhos, superiores e semelhantes; por sua conduta no Colégio e em vias públicas, por sua solidariedade; por seu espírito patriótico e por sua participação cívica.

Mais do que facilitar o acesso ao conhecimento, o CMRJ objetiva à formação integral de cidadãos autônomos, éticos, solidários e atuantes social e politicamente por intermédio do trabalho e do desenvolvimento dos campos afetivo, cognitivo e psicomotor.

A construção do saber em um sentido bastante amplo só será significativa à medida que o discente conseguir estabelecer uma relação não arbitrária e substantiva entre os conteúdos escolares e os conhecimentos previamente construídos por eles, num processo de articulação dos significados.

Fonte: http://www.cmrj.ensino.eb.br

Veja aqui o site do Colégio Militar: http://www.cmrj.eb.mil.br/

quero CONHECER O CURSO quero conversar por whatsapp