Estudo bíblico o que queres que eu te faça

O texto que venho escrever hoje se refere à passagem bíblica em que um cego se achega a Jesus clamando por misericórdia, e este indaga: “O que queres que eu te faça?”. Esta passagem está contida no evangelho de Lucas capítulo 18, v.35-42, há outra passagem semelhante acerca de 2 cegos, em Mateus capítulo 20.

Estudo bíblico o que queres que eu te faça

Durante muitos anos tenho ouvido de diversos pregadores que ao fazer o referido questionamento Jesus poderia estar sendo irônico, brincando. Creio que a ironia não é uma das características de Cristo, principalmente no que se refere ao sofrimento de um mendigo cego. Portanto resolvi refletir sobre o assunto e buscar uma explicação mais coerente e plausível para essa pergunta.

Para compreendermos o motivo pelo qual Jesus fez tal questionamento é preciso que entendamos o propósito de Cristo na Terra.

Jesus não veio à Terra para curar pessoas. Jesus veio à Terra para salvar pessoas. Obviamente, era necessário, por pelo menos 3 motivos, que Jesus curasse pessoas: 1) Jesus precisava cumprir as profecias de que o Cristo realizaria milagres e traria cura. 2) Jesus precisava curar para que as pessoas cressem que ele era o Cristo (ver Marcos 2. 3-12). 3) Jesus precisava curar porque Ele é misericordioso e não resiste à oportunidade de aliviar o sofrimento dos outros.

Dessa forma podemos resumir as bênçãos de Deus a 2 tipos: 1) Bênçãos terrenas, que aliviam nosso sofrimento aqui na Terra, mas não interferem na eternidade. 2) Bênçãos eternas, dentre as quais se encontra o perdão dos pecados que nos conduz à vida eterna.

Jesus não veio para nos conceder bênçãos terrenas (apesar de estar claro que isso era necessário), Jesus veio para nos dar bênçãos eternas que não se corrompem, nem se perdem! Assim é fácil entender porque após curar as pessoas Cristo ordenava que não contassem aos outros, Ele não era um curandeiro e não queria ser tratado como tal. Vir a Jesus apenas para receber cura física é o mesmo que ir ao médico que pode operar sua catarata e pedir para que ele apenas pingue um colírio nos seus olhos!

Ao perguntar  “O que queres que eu te faça?”, Jesus queria saber daquele cego:  você sabe quem Eu sou? Você sabe o que sou capaz de fazer na sua vida? Você quer apenas uma benção terrena ou você quer uma benção eterna? Você sabe que apenas Eu tenho palavras de vida eterna?

A passagem da cura do paralítico de Cafarnaum (Mt 9, Mc 2, Lc 5) ilustra bem esse ponto de vista. Ao se achegar a Cristo para ser curado, Jesus declara: “estão perdoados os seus pecados!”. Olha que lindo! Aquele homem veio trazido por seus amigos para receber uma bênção terrena e Jesus lhe concede uma benção eterna! Jesus não olhou para a ignorância daqueles homens que não haviam percebido ainda que o melhor que Ele podia lhes dar não era uma cura física, mas a vida eterna, a salvação da alma, o perdão dos pecados!! Isso não impediu que Jesus curasse seu corpo, em seguida Ele ordena ao paralítico que ande!

Eu não sei o que  atrai você até Cristo, se é uma bênção terrena ou uma bênção eterna. Não quero aqui dizer que você não possa clamar a Cristo por algo que você precisa nesta vida, pelo contrário, Ele é o todo poderoso, clame a Ele! Mas saiba que o melhor que Ele pode fazer por você, já foi feito numa cruz! Apenas aceite-O como seu Senhor e Salvador e receba a bênção eterna que é a salvação!

Que Deus nos abençoe e sempre nos mostre a verdade!

QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?

Para que essa semana de oração possa fazer a diferença em sua vida você precisa tirar um tempo com Deus, em oração, no estudo da Bíblia, vir à igreja, acorde um pouco mais cedo para orar por você e por outras pessoas. Estamos analisando as perguntas de Jesus. E essa pergunta se encontra no evangelho de Marcos no capítulo 10, a partir do verso 46, vamos ler.

Mais uma vez nós nos deparamos com uma pergunta intrigante, curiosa e surpreendente, que queres que eu te faça? Alguém poderia imaginar alguma outra coisa que esse cego gostaria de receber de Jesus que não fosse ver? Será que ele queria alguma outra coisa de Cristo? Quem sabe? Jesus Filho de Davi me dá uma esmolinha aí. Será que é isso? Poderia ser isso? Jesus Filho de Davi faz uma oração aqui. Enfim. É óbvio que não, ele procurava algo proposital, ele sabia o que queria, a história deixa isso muito claro, ele tinha tudo muito bem planejado, ele sabe o que queria, ele vê aquela oportunidade como sendo única, talvez a última oportunidade que ele poderia ter de estar frente a frente com Cristo, ele reconhece a Jesus como realmente o filho de Deus, pois quando ele chama Jesus de Filho de Davi, essa é uma expressão Messiânica, as pessoas tentaram dificultar aproximação, mas finalmente Jesus o chama, faz essa pergunta: “que queres que eu te faça?”

O que você quer de Deus? Qual seria o seu pedido se Jesus aparecesse para você e perguntasse assim: “que queres que eu te faça?” Eu estive Pesquisando na internet pedidos que se fazem a Deus e uma pessoa escreveu assim: “se eu pudesse pedir uma única coisa a Deus eu pediria para emagrecer, e depois pediria perdão por fazer um pedido tão bobo”. Não é um pedido bobo, claro que não, é bobo para mim sou magro, mas para qualquer pessoa que precisa disso, nada que seja importante para você é um pedido bobo aos olhos de Deus. É gostoso saber disso, Deus nos vê como filhos seus nada que seja importante para você por mais bobo que possa parecer aos olhos das outras pessoas, por mais insignificante que possa parecer aos olhos do mundo, nada que seja realmente importante para você é bobo aos olhos de Deus. Eu volto a minha pergunta: O que você quer de Deus? “que queres que eu te faça?

Porque será que Jesus perguntou isso para o cego Bartimeu? Alguém pode dizer assim: Jesus não percebeu que ele era cego. Será que foi isso? De repente Jesus estava ali no meio da multidão, cheio de gente, e alguém gritando lá, trás aí, e tal e aí ele chega e Jesus nem percebeu que ele era cego, e fala e você quer o quê ei? Será que foi isso que aconteceu? Claro. Alguém pode dizer assim que Jesus na verdade estava insensível a necessidade dele, viu que era cego, mas nem considerou isso como alguma coisa importante para ele. Será que foi isso? Claro que não. Porque Jesus perguntou “o que queres que eu te faça?”

II – CONTRASTE ENTRE BARTIMEU E OS DISCIPULOS

No texto que vem antes dessa história, nós podemos identificar a razão da pergunta de Cristo, quando Jesus pergunta ao cego Bartimeu, mendigo, pobre, coitado, miserável pedinte não tinha nada, completamente dependente das pessoas, marginalizado, a beira do caminho, vejam como o texto é expressivo, como o texto realmente ressalta a terrível condição dele, o texto menciona que ele estava a beira do caminho, menciona que ele era mendigo, que era cego, e quando Jesus pergunta: “que queres que eu te faça?” por que Jesus faz essa pergunta? Porque ele quer estabelecer um contraste, qual é o contraste? Olhe para o texto. Olhe como a Bíblia é interessante.

Jesus fez essa pergunta duas vezes nos evangelhos, está é a segunda, e a primeira está na historia imediatamente antes desta. Veja como fica claro o contraste que Jesus está estabelecendo nas duas vezes que ele faz essa mesma pergunta, então vejam verso 35. Mesma pergunta, obviamente aqui está no plural, pois foi feita a duas pessoas para as pessoas.

Há aqui um contraste claro, um contraste intencional, as duas vezes que Jesus faz essa pergunta, aí você vê as duas histórias juntas uma imediatamente depois da outra, você vê claramente o contraste entre o orgulho dos discípulos, “Mestre, queremos que nos faças o que pedirmos” uma abordagem orgulhosa, presunçosa, contrastando com a humildade do mendigo, “Jesus filho de Davi tem compaixão de mim, que queres que eu te faça? Mestre que eu volte a ver.” Percebe o contraste? O contraste entre o orgulho e a humildade, os discípulos buscavam honras e o cego de Jericó buscava luz, agora olhe o contraste na resposta que Jesus deu a cada um deles, no primeiro caso para os discípulos que estavam motivados pelo orgulho, cheio de vaidades, Jesus responde: “Não sabeis o que pedis” para o mendigo que queria ver, ele responde: “vai a tua fé te salvou.”

Você percebe a lição que Jesus quer nos ensinar quando estabelecendo esse contraste entre os discípulos e o cego Bartimeu? E ao depararmos com esse contraste, eu trago aqui outra pergunta para nossa reflexão. Basicamente a minha reflexão de hoje está em torno dessa pergunta.

III – QUEM ERA CEGO DE VERDADE?

Quem era de fato cego nessa história? De um lado você tem os discípulos de Cristo privilegiados, abençoados, compartilhavam da presença física de Jesus, que tinha a oportunidade de estar com Cristo, de ouvir as palavras saindo dos lábios de Cristo, de presenciar milagres operados por Cristo, de aprenderem dos seus mais profundos ensinamentos, de ouvir as suas pregações e presenciar as coisas extraordinárias que Jesus fazia. Dois discípulos privilegiados, iluminados. Por outro lado temos um pobre mendigo, até então desconhecido sem nenhuma importância social, completamente marginalizado, cego. O texto nos mostra que ele não era cego de nascença, pois quando Jesus pergunta: “o que queres que te faça?” ele disse: que “eu volte a ver.”

Existem dois tipos de cegueira, a cegueira física que é a impossibilidade de receber luz através dos olhos, a perda da sensibilidade por alguma razão, a perda da sensibilidade ótica, essa é a cegueira física, é a cegueira por falta de luz, mas o excesso de luz pode provocar também cegueira. Alguns são cegos por falta de luz, outros estão cegos ofuscados por causa do excesso de luz, claramente nós temos aqui representante desses dois grupos. O cego Bartimeu representa aqueles que eram cegos por falta de luz, discípulos representa a categoria daquelas pessoas que estão cegas por excesso de luz, ofuscada espiritualmente, estão cegas espiritualmente, não por falta de luz e sim por excesso de luz. Isso nos mostra que às vezes o excesso de luz pode se tornar perigoso, dependendo de como nós lidamos e respondemos a luz que Deus nos dá. O excesso de luz pode provocar cegueira, excesso de luz que ofusca pode provocar basicamente duas coisas muito perigosas.

A primeira delas é o orgulho, nós precisamos ter um pouquinho mais de cuidado com o nosso sentimento por causa da fé que professamos às vezes a nossa profissão de fé se torna muito mais motivo de orgulho do que dependência de Deus. Eu às vezes fico impressionado quando ainda escuto membros da igreja afirmarem com expressões que revelam exclusividade, “se você quiser ser salvo tem que ser adventista do sétimo dia, a igreja verdadeira”.

Os defensores da teologia aqui não precisa se preocupar a minha compreensão a respeito da igreja de Deus, do papel profético e escatológico da igreja remanescente está completamente afinado com o que a igreja adventista ensina, eu não tenho nenhuma distorção teológica com relação a isso, mas eu estou preocupado é com o sentimento que essa compreensão do papel da Igreja, da importância da igreja e da ideia da igreja remanescente, a minha preocupação é com sentimento que essa compreensão traz para nós. Um sentimento de superioridade sobre as outras pessoas, isso está errado, esse foi um dos erros do povo de Deus no passado, proprietários exclusivo da salvação, a luz que Deus nos deu não nos torna superiores, nos torna apenas uma coisa, mas responsáveis, a única coisa que temos a mais do que os outros é nossa responsabilidade de pregar o evangelho e mostrar à salvação as outras pessoas, e entender que Deus está salvando pessoas dentro da igreja adventista e ele está salvando pessoas fora da igreja adventista. Às vezes nós alimentamos esse sentimento de exclusivismo, porque nós temos a mensagem, porque nós fomos escolhidos, ou porque nós temos papel profético, com isso temos a ideia de superioridade, alguns porque tiveram mais luz, teve mais oportunidades de estudar que o outro, quem sabe, conhece toda a teologia, alguns tem mestrado, outros são doutores, que perigo acharem que é mais importante que os outros, acharem que por ter mais luz é melhor do que os outros.

Ali estavam os discípulos representando essa categoria, com presunção fazem o seu pedido: “Mestre, queremos que nos faças o que pedirmos. Que quereis que vos faça? Concede-nos que, na tua glória, nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.” Para que serviu tanta luz? Para quê isso? Para querer ser melhor do que os outros? Essa cegueira por excesso de luz provoca duas coisas.

primeiro presunção –“Mestre, queremos que nos faças o que pedirmos. Que quereis que vos faça? Concede-nos que, na tua glória, nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.” tinha tanta certeza que estaria lá, que presunção, compare com o ladrão da cruz – Senhor lembra-te de mim quando entrarem em teu reino. Os discípulos já estavam escolhendo o lugar. E tem muitos adventistas que também já estão escolhendo até o modelo da casa que terão lá no céu, o tamanho da mansão, com sobrado, piscina, parem com isso, clamemos pela misericórdia de Deus para termos pelo menos uma choupana lá.

A segunda coisa é a falsa segurança de que só porque é um adventista está salvo, essa falsa segurança provoca um relacionamento superficial com Deus, um relacionamento baseado naquilo que você conhece, naquilo que você sabe. Quantos que estão tendo uma experiência com o conhecimento da profecia, da escatologia dos finais dos tempos, pessoas que explicar todos os tipos de gráficos proféticos, porém menospreza um relacionamento com Deus. Não estou menosprezando essa luz e não estou falando que ela não é importante, só sei que ela tem um objetivo, iluminar nosso caminho para Deus, nos levar a ter um relacionamento mais pessoal com Deus. Talvez você esteja simplesmente ofuscado pelo excesso luz.

Quem era o verdadeiro cego na história? Alguns são cegos por falta de luz enquanto outros estão cegos por causa do excesso de luz.

IV – O QUE É IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Os que tinham luz saíram nas trevas: “Não sabeis o que pedis”. O que estava nas trevas recebeu a luz: “vai a tua fé te salvou”. Que queres que eu te faça? Qual é sua resposta para Jesus diante desta pergunta? Jesus aqui também está falando de prioridade, o que realmente importa para você? O que você mais tem buscado de Deus? O que você mais quer de Deus? Não adianta ficar com uma resposta pensada, uma resposta politicamente ou espiritualmente correta: o que eu mais quero de Deus é salvação.

Antes de responder lembre-se de quais são os temas das suas orações diárias, é aí que você pode se identificar nas suas prioridades com Deus, o que você está precisando realmente? O que você quer receber de Deus é dinheiro para pagar as contas, é um emprego melhor, é uma reputação, é a realização de um projeto de vida, é um casamento? O que você quer de Deus? Todas essas coisas são importantes e devemos busca-la de Deus, mas a minha pergunta é qual é a sua prioridade? Qual é a coisa mais importante que você está buscando de Deus? São essas coisas que vão passar ou é algo permanente como a salvação eterna?

Que queres que eu te faça? Eu olho para o cego Bartimeu eu vejo nele um dos mais belos e mais completos exemplo de como podemos alcançar as mais ricas bênçãos espirituais. Quem está precisando de uma benção espiritual? Não estou perguntando se está precisando de dinheiro, não estou perguntando se você está precisando de um milagre nas coisas daqui da terra, nem de cura, estou falando de benção espiritual.

V - CONCLUSÃO - TRÊS ATITUDES DE BARTIMEU.

Três atitudes do cego Bartimeu que são um exemplo para nós.

Primeira atitude - COMPLETA DEPENDÊNCIA DE DEUS: Jesus filho de Davi tem compaixão de mim, depois tem misericórdia de mim. Ele não tinha nada a oferecer a Cristo, ele não tinha nada para barganhar com Jesus, ele não tinha nenhuma conquista para oferecer, ele sabia que ele não podia fazer nada para tornasse merecedor da benção, dependência completa da misericórdia de Jesus. Essa é a primeira atitude a ser imitada por nós.

Segunda atitude - PERSEVERANÇA - Porque tudo a sua volta o impedia de se aproximar de Cristo. Era cego não podia achar onde Cristo estava, a sua condição pessoal o impedia de se aproximar de Cristo. Há muitas pessoas que tem as suas dificuldades pessoais que pode ser alguns traços de caráter, que se envolveram vícios na sua vida. Outras pessoas, quem sabe por causa da educação que receberam, ou por causa dos erros que já praticaram, hoje se sentem impedidas de terem uma vida consagrada a Deus. Bartimeu não se rendeu a isso, havia as dificuldades circunstanciais, como a multidão, as pessoas atrapalhando, muita gente deixa de se aproximar de Cristo por causa das circunstâncias, porque lá no meu trabalho convidam para sair e a pressão é forte, é porque o meio em que eu vivo é favorável ao erro, essas são limitações circunstanciais, mas Bartimeu não se rendeu.

A terceira atitude - LANÇOU DE SI A CAPA, vamos ver na Bíblia verso 50. Isso é significativo, ele lançou de si a capa, a capa era o seu último reduto de segurança, a capa era seu ultimo aconchego, a capa era seu ultimo amparo, a capa era seu ninho, lançar fora a capa revela a decisão de sair do seu abrigo pessoal para abrigar-se onde? No melhor lugar do mundo que é aos pés do Salvador.

Sabe por que ele fez isso porque ele sabia que Jesus supriria tudo na vida dele. Como nós precisamos desta certeza, saiba querida igreja que quando você deixa algo por amos a Jesus, ele vai suprir a falta, e eu não quero dizer que você não vai sentir a faltar, até porque se isso não acontecesse não haveria sacrifício. Eu quero dizer que Jesus vai suprir.

Qual é a capa que você precisa lançar de si? Qual é o seu ultimo amparo, seu último reduto de paz? Essa capa eu não sei o que é. Essa capa pode ser um bom emprego, essa capa pode ser sua vida social, essa capa pode ser os prazeres do mundo que preenche algum vazio do seu coração, essa capa podem ser amigos, essa capa pode ser um relacionamento afetivo com um namorado ou uma namorada, essa capa pode ser algum recurso material que você tenha, porém não tem a aprovação de Deus pela forma como você tá conseguindo.

Bartimeu nos dá um exemplo de renúncia, abrir mão do seu último Reduto, para estar plenamente no melhor lugar do mundo que é aos pés de Cristo. Você ainda se mantem abrigado a essa capa que está o impedindo de entregar-se completamente a Jesus, essa coisa que é valiosa para você, alguma coisa que é importante para você, alguma coisa que te traz alguma segurança, que te traz alguma satisfação, mas que está impedindo que você entregue completamente a sua vida a Deus. Você vai escolher permanecer aí com a sua capa ineficiente e ineficaz, incompleto ou você vai buscar de Deus o poder e a coragem de lançar de si a capa e entregar-se inteiramente a Jesus? Qual é a sua escolha hoje? Talvez eu esteja falando para pessoas que certamente no passado já fizeram uma entrega a Cristo, mas que estão se identificando com o cego Bartimeu agora, estão reconhecendo que estão abrigados em alguma coisa, algo na vida que está impedindo de entregar-se sinceramente a Jesus, que está interferindo na sua vida com Deus. Você vai continuar com essa capa? E eu sei que estou falando aqui para algumas pessoas não sei quantas nem sei quem é, mas que ainda não tiveram a iniciativa, experiência de tomar uma decisão ao lado de Cristo, mas nesse momento estão sendo convidadas, estão sendo tocada pelo Espírito Santo, o que é que está impedindo você de ter uma entrega completa a Jesus? Falta coragem? Você tem limitações pessoais? Você tem maus hábitos? Você tem traços de caráter que te impedem de ter uma vida cristã? Você tem vícios? Não se renda as suas limitações pessoais, Deus vai transformar a sua vida. Talvez exista limitações circunstanciais, pessoas que interferem, família, trabalho, necessidades sociais, financeiras, emocionais, e você acha que não dá ainda para você ter uma vida inteiramente entregue Jesus. Faça como Bartimeu não se renda a essas limitações, Jesus está chamando. Você precisa lançar a capa, mas você vai fazer isso sabe como? Com a certeza de que Jesus vai suprir a falta, ele vai supri a falta plenamente, por mais que isso te traga tristeza, por mais que ela traga dificuldade, você vai ver como Jesus vai ser muito mais e melhor do que qualquer abrigo que você tem aqui nessa terra, o melhor lugar do mundo é aos pés do Salvador. Durante a música eleve seu pensamento a Deus e tome a decisão ao lado de Jesus. Alguns para renovar a sua vida com Deus, outros para começaram a sua vida com Deus, certamente todos precisaram superar as limitações pessoais, circunstâncias difíceis e fazer grandes renúncias, mas você pode ter a coragem de decidir porque Deus vai suprir a falta.