Por que não tenho barba

Sem tempo para ler? Calma que a gente resolve! Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo sobre os supostos motivos para a barba não crescer.

Por que não tenho barba

Calma jovem, se você ainda tem uns 15 anos e tá lendo isso, você ainda tem tempo para que a sua barba cresça. Já você que tem uns 25 anos e a cara ainda tá lisa igual bumbum de neném… ainda tem chance também! Neste post descubra o porquê de alguns caras terem mais facilidade de ter barba do que outros e algumas dicas de como acelerar o processo de crescimento da “menina”. Dá uma olhada:

#Supostos motivos para a barba não crescer:

1 – Idade:

Por que não tenho barba

Essa é meio óbvia, né não?! Para alguns, a barba cheia vem ainda ainda na adolescência, e já causa aquele rebuliço entre os caras e as meninas. Para outros, chega apenas no começo da vida adulta, o que mantém um pouco daquela cara de “moleque”. E para alguns outros, vem quase nos 30 anos, o que é o momento perfeito para dizer que já é um homem experiente, representado com os pelos completos.

2 – Genética:

Por que não tenho barba

A predisposição genética determina quando os pelos faciais vão surgir no rosto de um homem, bem como no corpo todo. Se você quer ter uma noção se sua barba vai crescer ou não, basta dar uma olhada no seu pai, avô ou mesmos tios, já que essas características são compartilhadas em família. Você não consegue adiantar o processo de crescimento, mas quando ele começa, você pode dar uma “força” com alguns produtos que indicaremos mais a frente.

3 – Estresse:

Por que não tenho barba

Esse é um mal que você pode evitar. Uma pessoa estressada pode perder literalmente todos os pelos do corpo, e não importa o sexo, homem ou mulher. No caso dos homens, mais especificamente da barba, alguns casos de alopecia areata (nome difícil, mas bem comum entre os homens), em que ficam aqueles pequenos buracos na barba, a famosa “barba falhada”, são decorrentes de quadros prolongados de estresse. Então, antes de partir para algo mais agressivo pra ver se os pelos crescem no seu rosto, primeiro você precisa ficar menos nervoso, simples assim!

4 – Preguiça:

Isso mesmo, se aquele amigo seu se esforçou para ter um barba proeminente, e você ainda não tem, em parte isso é preguiça sua! Pode ser que você apare os pelos sem nem deixá-los crescer direito, e o resultado é uma barba falha e sem o devido destaque; ou pode ser que a sua barba não esteja crescendo mesmo, e você, “frustrado” por não desenvolver de forma mais natural como seus amigos, também não se esforça para estimular os pelos faciais. Se você realmente quer se tornar um barbudo, uma palavra é a chave: Dedicação!

#E como acelerar o processo de crescimento da barba?!

Por que não tenho barba

Para começar, não tem como uma barba crescer mais rápido do que 4 semanas. Esse é o tempo necessário para ela se formar no rosto, e ainda vai mais duas semanas para que ela fique cheia por completo, estilizando das formas que a sua personalidade pode oferecer, e dependendo, é claro, da sua genética e propensão a ter barba.

O que um barbudo deve fazer para tornar essas semanas mais eficientes quanto ao tempo de crescimento, é aplicar produtos que estimulam a raiz dos pelos faciais sem agredir o organismo. Por isso que os barbudos não precisam de hormônios: além de ser um processo caro, ele é bem mais arriscado para os caras devido aos efeitos colaterais.

Por que não tenho barba

Uma opção bacana para os “azarados” são as loções e géis feitos exclusivamente para o crescimento da barba. Esses produtos podem ser utilizados alternadamente ao balm, pois eles estimulam os folículos capilares do rosto, o que ajuda no crescimento de pelos na superfície da face como um todo. Não demora muito para o organismo captar a mensagem de que o chamado chegou! haha.

Para te dar uma força, separamos algumas dicas de produtos que você pode encontrar aqui no site da Men’s Market e que podem te ajudar a conquistar uma barba de lenhador:

Por que não tenho barba

Blend Original Barba de Respeito. Veja mais.

Comprimido Maximus Beard. Veja mais.

Tônico de Tratamento Maximus Tonic X3. Veja mais.

Nesse vídeo você entende como o Maximus Beard funciona e dá aquele gás no crescimento da sua barba!

Viu como não tem segredo?! Agora deixe as desculpas de lado e busque os produtos certos para a sua barba!

Seguidor conta que só tem alguns pelos bem finos no rosto e quer saber se um dia a sua barba vai aparecer

Redação Publicado em 21/02/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 17 anos e não tenho barba, mas tenho uns pelos pequenos e finos que só consigo ver bem de perto. Será que eu vou ter barba algum dia?”

Se o menino começou o seu desenvolvimento do corpo, ou seja, entrou na puberdade, um pouco mais tarde, pode ser que esse processo de formação de pelos e da barba ainda esteja em andamento. Assim, talvez, daqui alguns anos ou meses, ele apresente ambos em maior quantidade.

Outra hipótese é que algumas pessoas têm mesmo menos pelos no corpo - e isso tem uma relação com o componente genético. Existe uma variação individual nesse ponto e não é necessário se preocupar. 

Dá para estimar o fim da puberdade?

Primeiramente, é sempre bom lembrar que a puberdade é caracterizada pelas mudanças que acontecem no corpo de meninas e meninos na época da adolescência. Essas alterações começam, normalmente, com 11 ou 12 anos, podendo ir até os 17 ou 18 anos. 

Quanto mais cedo elas começam, mais cedo acabam. E o mesmo acontece no contrário: quanto mais tarde as mudanças tiverem início, mais tarde elas terminarão. Assim, não dá para estimar um prazo exato para o fim da puberdade de alguém sem saber quando ela começou.

Confira:

Apesar de o setor brasileiro de cuidados masculinos com estética e beleza crescer em ritmo acelerado, muitos homens ainda deixam de tomar os cuidados básicos para manter uma barba saudável. Veja alguns cuidados essenciais: 

  1. Aposte na esfoliação: a esfoliação da pele da barba remove o excesso de oleosidade e células mortas, desobstruindo os poros para permitir que os pelos cresçam no sentido correto, evitando a formação de cravos, espinhas e pelos encravados;
  2. Atenção ao pré e pós-barba: para aqueles que não querem cultivar uma barba enorme, os cuidados pré e pós-barba são fundamentais. O gel pré-barba protege a pele, prevenindo cortes e lesões, além de possuir ação emoliente e suavizante que facilita o deslizar da lâmina. Já o pós-barba é desenvolvido com ingredientes que ajudam a acelerar o processo de cicatrização natural da pele, além de extratos que acalmam, hidratam e refrescam;
  3. Não raspe ou apare a barba durante o processo de crescimento: os fios podem ficar rebeldes e difíceis de domar, o que pode acabar levando algumas pessoas a apararem suas barbas em uma frequência maior do que os pelos são capazes de crescer. O ideal é deixar a barba crescer livremente, pelo menos até você perceber um crescimento significativo;
  4. Capriche na hidratação: em barbas maiores, hidratar o pelo também se faz necessário. Prefira produtos em óleo que amaciam, dão brilho e revitalizam os fios, conferindo um aspecto natural e evitando o desconforto que uma barba excessivamente gordurosa e oleosa traz à pele.

Veja também:

10/12/2017 11h30

Fonte: Mega Curioso

Não é de hoje que a barba é relacionada à virilidade masculina e até mesmo à inteligência. Se não há provas de que uma coisa tem a ver mesmo com a outra, o que se sabe pela pura observação dos rapazes que circulam pelo mundo é que alguns têm barbas homéricas e outros passam a vida inteira de rosto liso como o de um bebê.

Não ter barba só é um problema quando o homem em questão realmente gostaria de ostentar os pelinhos no rosto – fora isso, é algo absolutamente comum e muito mais normal do que se imagina.

O fator que mais influencia a presença ou ausência de pelos na face masculina é, certamente, a genética. Os rapazes começam a ter barba na puberdade, quando os hormônios entram em ação com toda a força. O hormônio responsável pela barba é a testosterona, que faz com que os pelos comecem a crescer mais grossos e mais escuros.

Barbichas

Antes que você comece a tirar conclusões sobre a relação entre falta de barba e níveis de testosterona, já adiantamos: a maioria dos cuecas tem o mesmo nível desse hormônio.

A responsável pelo fato de que alguns rapazes tenham barba e outros não é puramente a genética, que faz com que cada corpo responda à testosterona de um jeito diferente. Ser geneticamente sensível a esse hormônio significa ter uma barba volumosa para ostentar, mas, por outro lado, aumenta as chances de calvice – será que é por isso que tem tanto careca barbudo por aí?

Então, se você é um rapaz que sofre pela falta de barba, o consolo é que, no futuro, suas chances de ficar careca são menores. Agora se você sempre quis ser um careca barbudo, sentimos muito.

Por que não tenho barba